A 1ª MONTANHA DO INICIANTE DE TRILHAS E MONTANHISMO
- papacapimtrekking@outlook.com Oliveira Lima
- 19 de mai.
- 2 min de leitura

Desde que o mundo é mundo e nele vivem e o que é o instinto mais natural de toda criatura humana, é a curiosidade. Então podemos concluir que sempre alguém subiu montanhas , seja para qualquer que seja o motivo.
Mas, um iniciante de trilhas ou mesmo quem nunca subiu uma montanha, pode subir montanhas ? PODE SIM !!
Sempre afirmo que tudo, depende de como você vai, com quem vai, quem vai te levar e quem vai te levar e quem irá trazer-te de volta.

Em meus quase 30 anos que percorro trilhas e subo montanhas, sempre deixei claro para meus amigos e clientes que o principal é NUNCA DEIXAR ALGUÉM PARA TRÁS !!
A base de tudo é o respeito e a tolerância. Ora, sabemos que ninguém é igual a outro, mesmo se forem irmãos gêmeos idênticos. É fato que precisamos, antes de subir uma montanha, percorrer uma trilha ou sair para uma aventura qualquer, compreender a dificuldade de quem nos acompanha ou ao menos conhecer suas capacidades físicas, respiratórias e técnicas.
A pessoa que vem até nós, para subir sua primeira montanha, está sempre tímida e com medo de atrapalhar o restante do grupo ou achando que irá atrasar a todos. Mas depois descobre que tudo é mais simples do que se pensa. Isso porque , todos nós somos iniciantes.. todos !!
" O DIA EM QUE UM EXPERIENTE ACHAR QUE SABE TUDO E SUBIR UMA MONTANHA COM 100% DE CONFIANÇA E ARROGÂNCIA, ESTE SERÁ O DIA EM QUE IRÁ MORRER , NA MONTANHA !! "
(Tony Macedo)
Excetuando-se o condicionamento físico, nada te impede de subir montanhas baixas inicialmente. Como disse, qualquer pessoa, pode, seja hipertenso, diabético, mais ou menos acima do peso e até mesmo cegos podem. Lembre-se que um dos fatores que devem ser levados em conta é "quem vai te levar e quem irá trazer-te de volta !! "
A pessoa que sobe a montanha pela primeira vez, durante a subida e ao chegar ao cume e vê a grandiosidade da Natureza, emociona-se e é tomado por uma grande emoção. E essa emoção é tão boa que fica na alma um sentimento de "quero mais" e por isso começa a buscar outras rotas e à vezes mais alta, para , talvez, sentir-se mais perto de Deus.

Comments