AFINAL, CAMINHAR EM TRILHA É ESPORTE OU TERAPIA ?
- papacapimtrekking@outlook.com Oliveira Lima
- 31 de mai.
- 2 min de leitura

Esta foi uma pergunta feita, aos internautas, através de uma postagem no Facebook pela Doutora em Educação Fisica Tatiana Pereira Alves, no dia 20 de maio de 2025.
É uma pergunta muito boa, com minha parca experiência de trilhas e montanhismo, desde que comecei a aprender a caminhar em trilhas junto aos homens do Corpo de Bombeiros, GIBS - Grupo Independente de Busca e Salvamento ( Paranapiacaba de 1990 à 2001) e finalmente com o montanhista Tony Macedo , da GAM - Guias de Alta montanha.
Desde que comecei a trilhar e conduzir pessoas e grupos por trilhas em montanhas, descobrir que muitas das pessoas que vão para as trilhas em montanhas, além de buscarem o auto-conhecimento, muitas delas buscam verdadeiras curas para a alma e para o corpo. Trabalhar com pessoas, no setor turístico, nos faz descobrir isso.
UM CASO VERÍDICO :
No ano de 2008, uma certa senhora me procurou, interessada no Curso Básico de Trekking , que iria promover na Serra da Cantareira, mais precisamente no Parque da Pedra Grande - Serra da Cantareira.
Ela me dizia que sua irmã tinha uma certa dificuldade em andar, pois recuperava-se desta doença. Não neguei-me a atender e no dia do curso, qual foi minha surpresa quando recebi uma mulher, beirando seu 30 anos, usando um andador.
Esta moça era uma vítima de toxoplasmose e havia perdido parte do tônus e força muscular. Segundo ela própria, a médica dela, havia concluído que nunca mais iria conseguir andar novamente, quando mais "trilhar" novamente, mas ela chegou andando... de andador, mas andando.
Naquele dia, na velocidade dela, subiu até o alto da Pedra Grande da Serra da Cantareira e ao chegar, quase arrastando-se , agora sem o andador, porque havia o desprezado nos passo finais e com lágrimas nos olhos, chegou ao cume e pediu para a irmã fazer um retrato dela.
Depois desta histórica e emocionante subida, esta moça nunca mais parou de subir. Comigo, ela subiu o Pico do Jaraguá, a Pedra Ana Chata e foi até a primeira parte do Pico dos Marins, até a Pedra do Golfinho.
A ultima vez que soube dela, estava na Europa, conhecendo a Base do Pico Chamonix, porque disse que a próxima etapa dela seria subir uma montanha técnica.

Penso eu, que independente se você está ou não com problemas emocionais, clínicos ou mesmo espirituais deve sim ir para a trilha, subir montanhas.. IR PARA A NATUREZA !!
O que que quero dizer, ou repetir, aquilo que meu Mestre Tony Macedo afirmava : " A montanha cura qualquer mal das pessoas "!

Qualquer pessoa pode e deve ir para as trilhas montanhas . TUDO DEPENDE DE COMO VOCÊ VAI, COM QUEM VAI , QUEM VAI TE LEVAR E QUEM VAI TE TRAZER DE VOLTA !! Nunca esqueça disso.
Independente seu biotipo, experiência, altura, peso, idade, A NATUREZA SEMPRE ESTARÁ DE PORTAS ABERTAS A TE RECEBER !!
E aí ? O que está esperando para ir para a próxima trilha ou montanha ?
Alex Lima
(Guia de Turismo e CEO da Papa Capim Trekking & Aventuras )
Comentarios