top of page

AFINAL, CAMINHAR EM TRILHA É ESPORTE OU TERAPIA ?


ree

Esta foi uma pergunta feita, aos internautas, através de uma postagem no Facebook pela Doutora em Educação Fisica Tatiana Pereira Alves, no dia 20 de maio de 2025.


É uma pergunta muito boa, com minha parca experiência de trilhas e montanhismo, desde que comecei a aprender a caminhar em trilhas junto aos homens do Corpo de Bombeiros, GIBS - Grupo Independente de Busca e Salvamento ( Paranapiacaba de 1990 à 2001) e finalmente com o montanhista Tony Macedo , da GAM - Guias de Alta montanha.


Desde que comecei a trilhar e conduzir pessoas e grupos por trilhas em montanhas, descobrir que muitas das pessoas que vão para as trilhas em montanhas, além de buscarem o auto-conhecimento, muitas delas buscam verdadeiras curas para a alma e para o corpo. Trabalhar com pessoas, no setor turístico, nos faz descobrir isso.


UM CASO VERÍDICO :


No ano de 2008, uma certa senhora me procurou, interessada no Curso Básico de Trekking , que iria promover na Serra da Cantareira, mais precisamente no Parque da Pedra Grande - Serra da Cantareira.


Ela me dizia que sua irmã tinha uma certa dificuldade em andar, pois recuperava-se desta doença. Não neguei-me a atender e no dia do curso, qual foi minha surpresa quando recebi uma mulher, beirando seu 30 anos, usando um andador.


Esta moça era uma vítima de toxoplasmose e havia perdido parte do tônus e força muscular. Segundo ela própria, a médica dela, havia concluído que nunca mais iria conseguir andar novamente, quando mais "trilhar" novamente, mas ela chegou andando... de andador, mas andando.


Naquele dia, na velocidade dela, subiu até o alto da Pedra Grande da Serra da Cantareira e ao chegar, quase arrastando-se , agora sem o andador, porque havia o desprezado nos passo finais e com lágrimas nos olhos, chegou ao cume e pediu para a irmã fazer um retrato dela.


Depois desta histórica e emocionante subida, esta moça nunca mais parou de subir. Comigo, ela subiu o Pico do Jaraguá, a Pedra Ana Chata e foi até a primeira parte do Pico dos Marins, até a Pedra do Golfinho.


A ultima vez que soube dela, estava na Europa, conhecendo a Base do Pico Chamonix, porque disse que a próxima etapa dela seria subir uma montanha técnica.


ree

Penso eu, que independente se você está ou não com problemas emocionais, clínicos ou mesmo espirituais deve sim ir para a trilha, subir montanhas.. IR PARA A NATUREZA !!


O que que quero dizer, ou repetir, aquilo que meu Mestre Tony Macedo afirmava : " A montanha cura qualquer mal das pessoas "!

ree

Qualquer pessoa pode e deve ir para as trilhas montanhas . TUDO DEPENDE DE COMO VOCÊ VAI, COM QUEM VAI , QUEM VAI TE LEVAR E QUEM VAI TE TRAZER DE VOLTA !! Nunca esqueça disso.


Independente seu biotipo, experiência, altura, peso, idade, A NATUREZA SEMPRE ESTARÁ DE PORTAS ABERTAS A TE RECEBER !!


E aí ? O que está esperando para ir para a próxima trilha ou montanha ?


Alex Lima

(Guia de Turismo e CEO da Papa Capim Trekking & Aventuras )



 
 
 

Comentarios


bottom of page