A ROUPA ADEQUADA PARA AVENTURA DE TRILHA E MONTANHA
- papacapimtrekking@outlook.com Oliveira Lima
- 2 de jun.
- 3 min de leitura

Ao contrário do que se pensa, o praticante de trekking, hiking e montanhismo não precisa vestir-se como o Rambo ou como o Indiana Jones. Além de causar uma impressão estranha, aquém do que ele pretende, é muito difícil sustentar essa imagem por muito tempo, simplesmente porque tais personagens tens suas próprias características, habilidades, como também experiências fictícias, coisa que dificilmente irá obter em tão pouco tempo.
A indumentária do trekker ou do montanhista, preferencialmente deve ser bem colorida, com cores fortes para que, nos casos de emergência, seja localizado no menor tempo possível e rapidamente seja resgatado, havendo necessidade.
É preciso entender, primeiramente que a roupa a ser utilizada em seus hikings e trekkings, sejam na serras ou nas montanhas, tenham a resistência necessária para abrasões contra rochas e galhos, da mesma forma que, em alguns casos, tenham boa impermeabilidade, garantindo assim maior durabilidade.
Desta forma, conclui-se que tais roupas não são feitas de tecido comuns e nem encontradas nas lojas comuns dos centros comerciais, sejam eles populares de rua ou nos mais diversos Shoppings Centers de sua cidade.

Que fique claro desde já que as melhores roupas (durabilidade e resistência), mochilas e botas sempre serão produzidas por marcas consagradas e reconhecidas no mercado por aventureiros profissionais.
Tais produtos, encontramos sempre e sempre em lojas especializadas em equipamentos de montanhismo e trekking, muito frequentadas alias por profissionais da aventura e aventureiros consagrados. Dentre todos citamos Laila Blanch Gachetti, considerada a montanhista e aventureira mais influente hoje no montanhismo brasileiro.

Ao contrário das bermudas de algodão ou calças legging, dê preferências às calças de trilha, confeccionadas em "rip stop" (parada de rasgos), as quais foram projetadas para esta atividade. Geralmente, seu design apresenta vários bolsos, zíperes nas pernas, possibilitando a calça virar uma bermuda, fechos por pressão, velcro e ajuste com elástico.
Troque as camisetas na cor "pretinho básico" por camisetas coloridas, para que nos casos de emergência, você seja localizado mais rápido. Além disso, evite camisetas de algodão, que ficam úmidas de suor por camisetas mistas (poliamida + algodão) as quais são respiráveis. E se puder, escolha camisetas de manga longa, ou curta, que tenham proteção contra raios UVA+UVB.
Preferencialmente, vá para as trilhas calçando meias respiráveis, evitando bolhas nos pés e botas adequadas para montanhismo mesmo. EVITE calçados com solados leves e muito flexíveis, para que não ocorram quedas durante sua jornada, como também dores nos pés.
E se for para ambientes frios, altitudes, não esqueça de praticar o "sistema de camadas", com agasalhos respiráveis e mantendo sua pele seca e o corpo aquecido. Evite blusas e agasalhos de algodão, que deixarão sua pele molhada, que poderá acarretar em frio e nos casos mais graves, até hipotermia.
NUNCA ESQUEÇA QUE, ROUPAS, BOTAS, MOCHILAS E DEMAIS EQUIPAMENTOS, DEVEM SER SEMPRE PRODUTOS DE MARCAS CONSAGRADAS.
Marcas Consagradas, são marcas que aventureiros e principalmente montanhistas, tradicionalmente utilizam e recomendam.
Assim, quando for comprar suas roupas, botas e mochilas, consulte sempre um montanhista experiente, um guia de montanhista e vá para lojas especializadas no assunto, como por exemplo :
· Decathlon ( São Paulo Capital , Rio de Janeiro )
· Pé na Trilha ( São Paulo Capital ) ;
· Nepal Montanhismo ( São Paulo Capital ) ;
· Mundo Terra ( São Paulo Capital ) ;
· Conquista ( São Paulo Capital ) ;
· Loja Acampar ( Curitiba – PR ) ;
· Loja Alta montanha. ( Curitiba – PR )
Alex Lima - Guia de Turismo CADASTUR
Especializado em guiar e treinar
iniciantes de trilhas e montanhismo
(CEO Papa Capim Trekking
@papacapimtrekking




Comentários